>

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Equilíbrio

Equilíbrio
Efésios 4:25-32
21º dia do Jejum

25 Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo,u  porque somos membros uns dos outros. v 26 Irai-vos e não pequeis; x  não se ponha o sol sobre a vossa ira, z 27 nem deis lugar ao diabo. 28 Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, a  para que tenha com que acudir ao necessitado. b29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. c 30 E não entristeçais o Espírito de Deus, d  no qual fostes selados e  para o dia da redenção. f 31 Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia. 32 Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, g  vos perdoou.”

1.       (vv.25) Por isso, deixando a mentira, fale cada um à verdade com o seu próximo.
a.       Deixar é abandonar todo e qualquer tipo de mentira.
b.       Meias palavras, omissão de fatos, falta de verdade, mentiras brancas, mentiras sociais, meias verdades, todas essas são as várias faces da mentira.
c.       Porém nós devemos falar a verdade. Agora será que temos que falar de qualquer maneira? Não! Devemos pedir do SENHOR a sabedoria, a doçura e depois com toda brandura, com um coração despido de sentimentos, ai sim devemos falar a verdade. Mesmo que nos custe algum prestigio, ou nos cause algum dano.
d.       Muitas pessoas pegam essa palavra e vomitam nas pessoas todas as verdades na cara, com a intenção de machucar, de ferir, de rebaixar, de mostrar o quanto elas não são boas. Porém não deve ser esse o sentimento de um crente, mas sim de curar, de levantar o moral, de santificar e levar o amor do SENHOR.

2.       (vv.26) Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.
a.       O que é irar? É ficar enfurecido, com raiva, chateado!
b.       Isso quer dizer que será inevitável não se chatear com situações do dia-a-dia. Porém isso não deve nos levar ao pecado. Devemos manter o equilíbrio, a santidade.
c.       Não é por que você está com raiva, que você vai descontar a sua frustração no primeiro que vir. Não é por lhe destrataram e isso lhe chateou muito, que você terá o direito de sair ofendendo e machucando e até pisando nas pessoas.
d.       Estar com raiva não lhe dá o direito de ofender ninguém.
e.       Mas se isso acontecer, e você ofender alguém, o que você deve fazer? A bíblia diz que o sol não deve se por sobre a vossa ira.
f.        Isso quer dizer que não se deve deixar para amanhã, o problema de hoje. Você deve pedir perdão no mesmo dia que ofendeu alguém quando estava irado.
g.       Lembre-se, “o amanhã não nos pertence”. Resolva hoje. Perdoe hoje. Peça perdão hoje.

3.       (vv.27) Não deis lugar ao diabo.
a.       O que é isso? Dar lugar ao diabo. Muito bem, quando falamos palavras boas “que saia de vossa boca, somente coisas boas ...” são palavras que vem de um coração bom e transformado, e DEUS pode agir, mas quando estamos irado, fica muito fácil para Satanás agir em nosso descontrole emocional, aproveitando a oportunidade para nos fazer pecar, ai, ao invés de JESUS atuar através de nós, é satanás quem atua, por causa de nosso descontrole, da ira, da raiva e dos sentimento negativos.
b.       Lembre-se, satanás é um inimigo oportunista, não deis lugar ao diabo – inimigo.
c.       Permita que JESUS seja manifestado até nos momentos de ira. Lembre-se Santidade é equilíbrio.

4.       (vv.28-29) Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado. 29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.
a.       Aqui segue alguns conselhos bem práticos. Como não roubar, mas trabalhar com as proprias mãos fazendo o que é bom, para que tenhamos como acudir ao irmão necessitado.
b.       E esse roubar, inclui os esquemas, desvios e descaminhos, subornos, e todos tipo de coisas ilícitas com as quais se adiquirem bens e propriedades, mas que não se pode declarar a origem. Isso é roubo.
c.       Se existe algum tipo de objeto que foi adquirido por qualquer tipo de contravenção, certamente você o perderá. Sabe por que? O dono virá buscá-lo. Sim satanás mandará um de seus filhos buscar aquilo que lhe pertence, e DEUS vai permitir para que você seja livre de qualquer ilegalidade, esteja preparado.
d.       Não deve sair de nossa boca palavras torpe. O que são palavras torpes? São palavras de baixo calão, indecentes, imorais e preconceituosas. São brincadeiras agressivas a moralidade de alguém, com intuito de rebaixar e com a desculpa de colocar alguém no lugar dela.
e.       Mas a palavra que deve sair de meus lábios, elas tem que edificar, e só precisa falar se houver a necessidade, isso que dizer que quando não há a necessidade eu devo ficar calado. Porém, quando eu abrir os meus lábios, tem que sair sabedoria, para transmitir graça aos que ouvem.

5.       (vv.30) E não entristeçais o Espírito de Deus no qual fostes selados para o dia da redenção.
a.       Aqui segue um pequeno conselho, que não devemos deixar triste o Espírito santo qua nos selou.
b.       Você já persebeu que quando fala, ou age sem santidade, com desequilibrio, voce sente que ofendeu ao SENHOR, e você se sente mal. Você sabe que algo está errado, e que algo desagradou o SENHOR.
c.       É QUE VOCÊ  intristeceu o Espírito, então é a hora de pedir perdão, de se reconciliar com DEUS, e com a pessoa que você sentiu que ofendeu.
d.       O Espírito Santo é um termometro que mede a intensidade da nossa comunhão, e quando ELE fica triste, é por que DEUS está triste conosco. Mas o confessar e o pedido de perdão, lança fora a tristeza do coração de DEUS.

6.       (vv. 31-32) Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia. 32 Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, perdoou.”
a.       Essa é nossa regra de fé.
b.       Como posso manter longe toda amargura? Simples, perdoando, sendo perdoado, permitindo que o SENHOR LHE PERDOE e aceitando o perdão de DEUS.
c.       Muitas enfermidades psicossomáticas existem em decorrência da amargura, da falta de perdão. Por isso o conselho de Paulo, tudo o que lhe cause constrangimento, lance fora. A ira, a cólera, a gritaria, a blasfêmia e qualquer tipo de malícia.
d.       Se formos benignos, pensamos o bem, desejamos o bem, isso será expresso através de nossos lábios e tudo nos irá bem. Quem é que não gosta de alguém feliz, que só fala coisas boas, que só pensa coisas boas? Agora imagine se falarmos somente de coisas boas o tempo todo, mostrando as qualidades e não os defeitos das pessoas, e pensarmos somente as coisas boas delas como elas reagirão?
e.       Se formos compassivos, pacíficos, e perdoarmos uns aos outros como também DEUS nos perdoa, a amargura simplesmente desaparecerá, e a saúde será uma realidade presente.
f.        Lembre-se: você e eu precisamos perdoar sempre.

Querido irmão, pequenos e práticos conselhos da palavra de DEUS, que simplesmente produzem vida e vida com abundancia, não uma vida qualquer, não uma abundancia qualquer, mas plena em todos os sentidos. Mas principalmente uma vida de santidade.

----------------------------------------------------
Estag. Ronildo da Cruz Ribeiro
IDPB Monte Horebe
Manaus, AM 21 de maio de 2012



Nenhum comentário:

Postar um comentário