>

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Omar Aziz afasta delegados acusados de beneficiamento em concurso público


Omar Aziz afasta delegados acusados de beneficiamento em concurso público

Governador disse que ainda não decidiu se eles serão exonerados ou se o curso de formação será anulado, mas procurador afirma que não cabe anulação do curso.
[ i ]Governador disse que ainda não decidiu se eles serão afastados ou se o curso de formação será anulado, mas procurador afirma que não cabe anulação do curso.
Manaus - O Governador Omar Aziz, anunciou, na manhã desta quarta-feira (30), que vão ser retirados dos cargos, os cinco delegados da Polícia Civil  acusados de assumir as vagas após beneficiamento em concurso público, realizado em 2009. O anúncio foi feito na abertura do ‘Encontro de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Brasileira para a Rio +20’, realizado no Salão Rio Negro. 
Caio César Medeiros Nunes, filho do ex-delegado-geral Mário César Nunes, Laura Câmara, prima do deputado federal Silas Câmara; Herbert Ferreira Lopes, irmão do desembargador Flávio Pascarelli; Indra Celani Leal, assessora do ex-delegado-geral e Thomaz Vasconcellos, atual secretário de Inteligência do Estado, foram nomeados sem atingir a pontuação necessária para assumir o cargo de delegado em concurso público realizado há três anos.
Omar Aziz afirmou que já  recebeu um parecer da comissão formada para investigar o caso, sugerindo a  exoneração como caminho a tomado, mas afirmou que ainda não sabe se eles serão exonerados ou se o ato de nomeação será anulado. “Eles deixarão de exercer a função de delegados, mas não sei se será exoneração, ou a anulação da nomeação ou coisa parecida”.
O governador declarou ainda que a nomeação dos cinco delegados aconteceu não por vontade do poder executivo, mas por determinação da Justiça do Amazonas. Segundo ele, o governo tomou todas as medidas para que os envolvidos não fizessem o curso e que foi surpreendido com a decisão da Justiça determinado que o governo resolva a situação.
Ele destacou ainda que existem cerca de 80 pessoas nas mesmas condições e que seria que seria necessário realizar um outro concurso público,  mas que para isso seria preciso analisar a existência de previsão orçamentária.  
Mesmo com a perda do cargo, Omar Aziz garantiu que o secretário de inteligência Thomaz Vasconcellos permanece na função. “Ele (Thomaz) não cometeu nenhum crime na função, o que está se questionando não é se eles são bons ou maus delegados. Uma pessoa que exerce cargo de secretário de Estado, só se cometeu um desvio de função para ser exonerado e eu não vi nada disso”.
O procurador-geral do Estado, Clóvis Frota Júnior, afirmou que não cabe uma anulação do curso de formação, tendo em vista que a participação deles no curso de formação foi amparada por uma decisão judicial.
Por conta desta investigação, o ex-delegado-geral Mário César Nunes pediu sua exoneração no último dia 22.

Um comentário:

  1. Vc estar muito moderninho, mais tudo bem, o importante é se atualizar..vc estar certissímo, vou sempre dar uma olhadinha no seu blog pra ver as novidades,bjs.

    ResponderExcluir