>

sábado, 2 de junho de 2012

A irresponsabilidade: O inimigo mortal dos que querem ser líder


                                       Capitulo 9
                   Do livro caminho para a liderança
                   Do pastor João Nunes Santana

           A irresponsabilidade:
           O inimigo mortal dos que querem ser líder

1.      O  significado do termo – É não ter responsabilidade para com a autoridade. Muitas pessoas no mundo não aceitam que ninguém lhes diga o que fazer. Querem fazer o que têm uma vontade, sempre de acordo com seus desejos e caprichos.

2.      Irresponsabilidade é uma atitude mental (PV 9:7-9)
Quando o pecado é confrontado do púlpito, a mensagem é frequentemente transferida para a cadeira ao lado. Ou na linha do pensamento defensivo: “oro e Deus me perdoa sempre, portanto isso não lhe diz respeito, é assunto meu !”. muitos homens têm uma vida suja, mas poucos querem ouvir uma repreensão pastoral. Não aceitam que ninguém os reprove, nem os corrijam.

3.      Irresponsabilidade é um espírito (Gn 2:15)- A Adão foi imputado confiança e responsabilidade pela terra. Seu dever era,por meio da obediência á  palavra de Deus, manter o planeta inteiro em retidão, de acordo com padrões santos de Deus Criador. Mas o que foi que ele? Violou sua responsabilidade pela terra e levou todos os homens nas suas costas. Esta é a origem do espírito da irresponsabilidade.

4.      O irresponsável não ouve a voz da consciência – É a consciência do ser humano que o orienta entre o certo e o errado.
Quando o homem toma a decisão de viver irresponsavelmente, ele silencia a voz da sua consciência. Algumas pessoas fazem coisas terríveis e não sentem a menor sensação de culpa ou remorso. Pessoas roubam, matam, espaçam, se prostituem, traem seus cônjuges, estupram, ate dormem com suas filhas. E de manhã vão trabalhar como se nada tivessem feito. A consciência deste mundo morreu porque herdamos o espírito da irresponsabilidade.

5.       Sempre procura se esconder (Gn 3:10) – pessoas irresponsáveis são muito boas em se esconder ou fugir. Quando têm problemas com alguém na igreja,deixam de ir ao culto. Quando têm problemas no trabalho, se demitem. Quando passam por problemas no casamento,procuram a separação, se o problema é com a vizinhança, procuram se mudar para outro bairro e assim por diante.

6.      Sempre culpa aos outros (  Gn 3:11,12) – Você se lembra da defesa de Adão? “Disse o homem: A mulher que me deste por companheira deu-me do fruto, e eu comi.” Pessoas irresponsáveis são peritas em transferir a culpa de suas próprias ações. Todo irresponsável é especialista em culpar os outros pelos seus fracassos, problemas,erros, defeitos e pecados. É cada dia mais raro alguém assumir que é culpado de alguma coisa.

7.      A oração do irresponsável ( Sl 51:4) – O irresponsável ainda tem uma arma em suas mãos para atrair a atenção do Deus todo poderoso. A  única oração que Deus ouve do pecador é: “ Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal aos teus olhos,tem misericórdia de mim, pecador.”

Questões:

1.      O que é irresponsabilidade?

2.      Em que sentido a irresponsabilidade é uma atitude mental?


3.      Como entrou o espírito da irresponsabilidade no homem?

4.      Por que dizemos que o espírito da irresponsabilidade anulou a voz da consciência deste mundo? 

Um comentário: