>

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Eu preciso melhorar - parte 1


Eu preciso melhorar - parte 1





Jesus entrou em Jericó e estava atravessando a cidade. Morava ali um homem rico, chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de im- postos. Ele estava tentando ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, pois Zaqueu era muito baixo. Então correu adiante da multidão e subiu numa figueira brava para ver Jesus, que devia passar por ali. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse a Zaqueu: Zaqueu, desça depressa, pois hoje preciso ficar na sua casa. Zaqueu desceu depressa e o recebeu na sua casa, com muita alegria. Todos os que viram isso começaram a resmungar: - Este homem foi se hospedar na casa de um pecador! Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: - Escute, Senhor, eu vou dar a metade dos meus bens aos pobres. E, se roubei alguém, vou devolver quatro vezes mais. Então Jesus disse: - Hoje a salvação entrou nesta casa, pois este homem também é descendente de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar quem está perdido." (Lucas 19:1-10)
Quem em algum momento da vida não disse: - Como está não dá para ficar; preciso mudar, preciso melhorar? Quando isto acontece, é o primeiro passo, pois mostra que há interesse, reação e que não há comodismo. Há certa tendência em ficar somente no primeiro passo, engolidos pela avalanche de situações históricas que querem manter a mesma sequência. Há que se sermos persistentes para obtermos êxito, ou cairemos na mesmice e o tempo inexorável poderá apresentar, sem ser convidado, uma situação de tal magnitude, que a mudança radical não poderá ser deixada para um amanhã qualquer.
Este parece ser o caso de Zaqueu; ele não se deteve na sua situação e nem se esquivou atrás de sua pequena estatura. Ele tinha uma oportunidade e moveu as condições de forma que lhe fossem favoráveis. Ele queria algo e isto valia qualquer sacrifício: ele precisava de uma mudança, e nisto podemos ver a Bíblia Sagrada, pois este é o livro da mudança.
Nesta história de Zaqueu, podemos ver um lindo fato de mudança, de melhora, de transformação de uma vida.
Às vezes, a oportunidade de transformação vem quando menos se espera. Vejam esta história verídica, publicada com o seguinte título: Roubou e parou de roubar. Era a história de um homem que roubou a bolsa de uma senhora e ela gritando, chamou a atenção dos populares que por ali passavam e alguns saíram no encalço do ladrão. Como alternativa de fuga, ele entrou no primeiro ônibus que por ali passava, e escapou da caçada. Durante a viagem no ônibus, ele resolveu olhar dentro da bolsa, para ver o fruto de seu roubo. Para sua surpresa, não havia dinheiro. De tudo havia um pouco, como uma boa bolsa de mulher, mas nenhum dinheiro. O mais precioso ali estava, sem que ele a princípio notasse: uma Bíblia.
Longe de casa, no ônibus, sem ter o que fazer, frustrado porque o roubo não dera certo, resolveu ler aquele livro. Sem um pregador, ou um evangelista, lendo sozinho, sem um discipulador, sem uma escola dominical, de repente esse homem é transformado, a Palavra começa a entrar em seu coração, e ele lendo a Palavra de Deus, diz: - Eu preciso mudar!
Procurou uma igreja, contou essa narrativa e essa foi uma das histórias de mudança mais interessante que temos notícia. É muito raro, mas mostra que se uma pessoa quer mudar, ela muda. Mudar não é tão difícil assim, melhorar não é tão difícil assim: basta querer! Basta também conhecer que nós temos um Manual do Usuário do Ser Humano, que é a Palavra de Deus, e é grande livro da mudança!
Mas, é preciso querer mudar. Quantas pessoas não passam o réveillon dizendo: - Senhor, neste ano eu quero mudar, eu quero melhorar! Eu quero me aprofundar nos teus ensinamentos, eu quero ser participante dos estudos bíblicos, eu quero te conhecer melhor, Senhor. Eu prometo ser um dizimista e um ofertante fiel, enfim, eu preciso e quero melhorar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário