>

segunda-feira, 2 de julho de 2012

USANDO O PODER COM RESPONSABILIDADE


USANDO O PODER COM RESPONSABILIDADE






Texto base: Mateus 28.18-20


18 E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda (o poder) a autoridade no céu e na terra.
19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20 ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.


1 “Todo Poder me foi dado nos céus e na terra ...” (vv 18)


Poder - Antigo e Novo Testamento 610 ocorrência(s) em 580 Versículos.
Autoridade - Antigo e Novo Testamento 33 ocorrência(s) em 30 Versículos.
Quando Jesus afirma isso, “todo o poder me foi dado” ele queria dizer todo pode mesmo.
a) Poder sobre a morte – ele ressuscitou;
b) Poder sobre impérios – todos os reinos deste mundo / Ap 11. 15 E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso SENHOR e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.
c) Poder sobre Reis/Autoridades
d) Poder sobre sistemas de governo
Imagine alguém que detenha todo o poder – esse agora e pra todo sempre, é Jesus.


2 “Ide e fazei Discípulos ...” (vv 19a)


Mas Jesus compartilha o seu poder com seus agentes diretos, seus seguidores. Ele delega a essas pessoas o seu poder.
Quando Jesus dá a ordem, ela é imperativa, vá, faça, ide, ele tem agora todo poder, toda autoridade.
Ele pode delegar essa autoridade a quem ele quiser, então ele chama seus discípulos e delega (você é um discípulo de Jesus?).
Dá uma ordem, (ei) eu sou o poderoso agora, peguem o meu poder e façam discípulos, façam seguidores, pessoas parecidas com você, porque vocês agora são parecidos comigo.
Façam à diferença nas vidas das pessoas. Paulo diz: Ei, sejam meus imitadores como eu sou de Cristo. 1 Co. 4.16; 1 Co. 11.1; Ef. 5.1; Fil. 3.17; 1 Tes. 1.6; I Tes. 2.14; Heb. 6.12 – Paulo fala pelo menos seis vezes.
Usem o poder de Jesus, o poder que há no nome de Jesus. Precisamos assumir este poder, por que se não o usamos, podemos incorrer no risco de estarmos em rebelião com o Senhor.
Precisamos sair, ir, e fazer discípulos.
a) Causar a mudança nas pessoas – de seus pensamentos maus, de sua rotina pecaminosa, de sua vida de miséria, de suas mentiras, de seus traumas.
b) Ressuscitar os mortos - Os sonhos, a alegria , a esperança, a fé, o amor. Pra algumas pessoas estes sentimentos já morreram faze muito tempo.
c) Proclamar Liberdade – aos viciados, aos homossexuais, aos presos por satanás, do pecado, aos presos na religiosidade. (não posso cortar o cabelo, usar brincos ....)


3 “De todos os povos ...” (vv 19b)


Que povos são esses? – os viciados, os ladrões, a prostituta, os meninos de rua, os vizinhos, o rico, o pobre, o inteligente, o não tão inteligente, o estrangeiro.


4 “Batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo ...” (vv 19c)


Faça as pessoas reconhecerem que elas precisam de Jesus, ninguém é ninguém sem Jesus. Sem o amor de Deus.
Esse é o batismo. Conhecer o amor de Deus, através de Jesus. Conhecer o amor de Jesus através de você.


5 “Ensinando-os a guardar todos os mandamentos” (vv 20a)


Fala aqui de cuidado, discipulado, ensino, preocupação, amor, dedicação, de bem estar, carinho, conforto, confiabilidade e visita.
Fala também de disposição de tempo.
Pelo fato de sermos representantes de DEUS, nesta terra. Ensinar é como cuidar de filhos, sem fazer distinção de pessoas, por que são filhos de DEUS, que a nós foi confiado para cuidarmos.


6 “E eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos.” (vv 20b)


Esse versículo é o mais importante deste capítulo, por que ele fala do poder total e absoluto de Jesus.
(por favor curve sua cabeça, neste momento enquanto eu falo faça uma prece solenciosa)
Ele está aqui presente, neste momento.
Ele nunca nos abandonou, nunca nos deixou.
Ele fala que podemos usar esta autoridade do seu nome por que ele está presente. E é ele quem fará a coisa toda acontecer. Através do seu poder. Para sua honra e glória.
Precisamos usar o poder do Senhor por que ele está presente através de nós, e só através de nós é ele pode alcançar quem precisa ser alcançado.


Pastores: Ronildo e Marilene Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário