>

domingo, 19 de agosto de 2012

Onde DEUS mora?

Onde DEUS mora? 


A.     Onde encontrar a DEUS?
No livro do Genesis – diz que DEUS mora no céu. Depois ele criou um jardim que era um lugar intermediário entre o céu e a terra. O céu era o lugar onde DEUS morava e a terra o lugar do homem, o jardim passou a ser o lugar onde DEUS e o homem se encontravam.

Abraão, quando queria se encontrar com DEUS, erigia / construía um altar, e DEUS aparecia a ele. Para Moisés DEUS apareceu num monte. Depois pediu que ele construísse um tabernáculo.

Davi conheceu DEUS no tabernáculo. Davi desejou construir uma casa para DEUS, mas não pode. Salomão seu filho construiu uma casa para DEUS, e Ele passou a habitar nessa casa. Essa casa foi chamada de templo, porem a palavra templo era uma designação para qualquer templo pagão, mas DEUS respeitou o homem e passou habitar neste lugar.

Esse templo foi destruído por Nabucodonosor II, em 587 a.C. e mais tarde reconstruído por Zorobabel sob a ordem de Ciro II. Foi modificado por Herodes o Grande no século 1 a.C, e no ano 70 foi destruído pelos romanos. E DEUS ficou sem casa.

João Batista, conheceu DEUS no deserto e as margens de um rio o Jordão que nasce no Monte Hermom e vai até o Mar Morto, ele vai salinizando progressivamente a partir de Tiberíades.

No deserto o povo começou a procurar a DEUS através de João Batista, e todos iam até ele para serem batizados – Mc 1:1-6, vindos da Judéia e de Jerusalém, sacerdotes, escribas, Fariseus, Saduceus, ... todos iam até ele. Eles estavam procurando DEUS. E todos encontravam a DEUS. Ele não estava mais no templo em Jerusalém, estava no deserto.

E DEUS veio para o deserto atrás daqueles que o buscavam, veio até João Batista para ser batizado. João na hora o reconheceu e disse: “eis aí o Cordeiro de DEUS que tira o pecado do mundo ...”.
1.      DEUS vai aonde o povo o busca.
2.      DEUS busca corações sinceros.
3.      DEUS se revela para aqueles que desejam a sua presença.

Jesus passou a morar na terra com os homens – ele veio para os que eram seus, mas não o receberam ..., então ele voltou para o céu. E onde ELE mora agora? Onde é o céu? Será pra cima? Onde é cima? Então onde posso encontrá-lo? Onde é sua casa?

B.       EU SOU A MORADA DE DEUS!
João 14:23 “Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada”.

1.      DEUS não mora mais em templos feito pelo homem. ELE mora em templos construídos por ELE. O homem foi feito por ele. A sua imagem e semelhança.
2.      DEUS mora no coração daqueles que O ama, seu eu amo a DEUS, eu o desejo ele virá morar em mim. Ap 3:20 “eis que estou a porta e bato...”
3.      DEUS faz milagres – ele criou todas as coisas. Ele pode fazer qualquer coisa, então quando eu preciso que ele faça um milagre, onde posso achá-lo? Como ELE fará um milagre?
a.      Através de você. Através de mim.
4.      DEUS mora em você.
a.      Você precisa usar os dons de DEUS.
b.      Você precisa usar os atributos de DEUS.
c.      Você precisa deixar DEUS trabalhar, através de você!

C.  Conclusão
1.      Onde DEUS mora? Em mim
2.    Onde posso Buscá-lo? Orando, pedindo que ELE se manifeste em mim, e através de mim.
3.     Quando vou encontrá-lo? Quando eu o amar de todo o meu coração / sentimentos.


-------------------------------------
Ronildo da Cruz Ribeiro
IDPB Monte Horebe

Nenhum comentário:

Postar um comentário