>

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Transformando meu lar num vale de bençãos


Transformando meu lar num vale de bençãos

                                            Texto: II Crônicas  20:1-30  

Introdução: O plano de Deus para as famílias é sempre de felicidade, paz e harmonia. Nascido no coração de Deus para a felicidade do gênero humano e a gloria de Deus a família é alvo constante do inesgotável amor de Deus. Mas infelizmente muitas vezes o lar ao invés de ser um lugar de paz harmonia e felicidade é o lugar do medo, da discórdia e da tristeza. No texto que lemos temos as famílias de Jerusalém que estão vivendo um tempo assim. Após receberem a noticia de que seus inimigos marchavam contra eles para a guerra, são tomados pelo medo (vs.3) e no vs. 12 o rei Josafá ora dizendo que não sabiam o que fazer. Diante desta crise que agora se instalara nas famílias de Jerusalém, Josafá não se entrega, mas lidera seu povo a uma reação que os leva a experimentar um verdadeiro milagre em suas famílias: o vale do medo transformado num vale de bênçãos. Assim como foi nos dias de Josafá assim também pode ser com minha família e a sua. Vejamos o que fazer quando no meio da crise não “sabemos o que fazer”: 
I. Uniram-se para buscar ao Senhor com oraçäo e jejum. (Vs 03,04)
ü A palavra de Deus no ensina que devemos orar sempre, mas principalmente quando não sabemos o que fazer. A oração e o Jejum é o meio estabelecido por Deus para desenvolvermos nosso relacionamento com Ele. Através da oração conhecemos a Deus como fonte de poder e conhecemos a nós mesmos como dependentes de Deus.
ü Infelizmente nos tempos da pós-modernidade quando temos inúmeros recursos feitos pelo homem, muitas famílias já não oram mais. Preferem resolver seus problemas nos consultórios, nas terapias, nos conselhos de “auto-ajuda” nos escritórios e nos gabinetes dos magistrados.
ü A oração e o jejum é um meio de graça para a vida toda, mas principalmente em tempos de crise é o primeiro recurso a ser usado para transformarmos nosso lar num vale de bênçãos.
II. Deram ouvidos á palavra de Deus. (Vs 14,15 )
ü Após um período de oração e jejum o Espírito do Senhor veio no meio da congregação e disse: “Daí ouvidos.. .vós moradores de Jerusalém ...ao que vós diz o Senhor.”
ü Um lar de bênçãos é edificado pela Palavra de Deus. Jesus disse “todo aquele que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha.” Mateus 7:24
ü A palavra de Deus vivifica (Sl 119: 25) fortalece (Sl. 119: 28) guia (Sl 119: 105) prazer (Sl 119: 143) paz (Sl 119: 165) tudo que um lar precisa para ser um lar abençoado.
ü Uma vez que deram ouvidos a palavra do Senhor agora sabiam o que fazer (Vs.15-17) A palavra de Deus uma vez recebida expulsa o medo dos nossos corações “Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus”. 
III. Dispuseram-se para adorarem e louvarem ao Senhor com todas as suas forças. (Vs. 18,19,21,22)
ü Agora as palavras que expressavam medo, lamento, queixume, revolta são substituídas por palavras de louvor a Deus.
ü O louvor que brota de corações sinceros tem o poder de transformar um ambiente de medo num ambiente de segurança, de discórdia num ambiente de paz, de tristeza num ambiente de verdadeira alegria e confiança. “enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome do nosso Senhor Jesus Cristo.” Efésios 5:18,19 “...a língua dos sábios é medicina” Pv.12:19 “a língua serena é arvore da vida mas a perversa quebranta o espírito” “palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo.” Pv.16:24 
IV. Confiaram em Deus e nos seus profetas a despeito das circunstancias adversas. “Crede no Senhor, vosso Deus e estarei seguros; crede nos seus profetas e prosperareis.”
ü Ouviram a palavra do Senhor e agora deveriam confiar e fazer tudo que o Senhor através de seus profetas haviam dito. Os inimigos eram poderosos, cruéis e não tinham nenhum respeito para com as famílias, pois queimavam seus próprios filhos em sacrifícios aos deuses, no entanto as famílias de Jerusalém deveriam confiar no Senhor, que certamente lhes daria vitória.
Conclusão. Tendo eles começado a cantar e a dar louvores, pôs o Senhor emboscadas contra os inimigos e foram desbaratados e finalmente destruídos. Ao quarto dia, o vale do medo foi transformado no Vale da bênção. Creia !!! Assim será também com o meu lar e o seu lar !!! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário