>

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Como acontece o pensamento negativo - Medo


Como acontece o pensamento negativo - Medo
9º dia de Jejum

Eu devo vencer o medo.

Devemos vencer o temor que gera a ansiedade. A ansiedade por sua vez reduz a esperança e a vitalidade e faz com a pessoa caia num poço de depressão.

1 João 4:18 “No amor não existe medo;v  antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor. x[1]

a.       A palavra “Medo” neste texto é – Phobos / φοβος – que significa: medo, terror, aquilo e espanta, algo que assusta.
b.       A outra palavra usada aqui é “produz” ou “supões”, neste texto é – echo / εχω – que significa: ter (segurar) na mão, no sentido de utilizar; ter (controlar) possessão da mente (refere-se a alarme, agitação, emoção, etc.)[2]
c.       A terceira palavra é “tormento” – neste texto é - kolasis / κολασις – que significa: correção, punição, penalidade.

Neste pequeno texto, “o medo produz tormento”, ele supõe o castigo, tanto que noutra tradução esta palavra esta escrita dessa forma “o medo supões castigo”, por quê?

Todos nós somos pecadores, e como pecadores estamos passíveis da ira de DEUS. Estamos sujeito aos rigores da lei divina, cuja a sentença é a morte. Porém quando aceitamos a Jesus Cristo como nosso único e suficiente salvador, deixamos de estar debaixo da ira de DEUS e estamos libertos da punição da lei que é a morte.

Porém este texto por pequeno que seja, ele apresenta uma grande uma grande descoberta.
1.   O medo – neste caso o terror. O terror é a forma mais drástica de medo, ele anula as capacidades físicas e mentais da pessoa. Ele paralisa a pessoa. O terror é a porta de entrada de outras fobias.
2.   Supõe / produz – neste caso produz o controle total da mente. É como uma possessão mental. Perde-se o equilíbrio de tal forma que não se sabe de forma consciente o que está acontecendo. O medo domina por completo. É claro que existe um espírito demoníaco por detrás disso tudo. Que paralisa, prende, e controla a mente.
3.   O tormento – neste caso ele age como punição. É como se a pessoa ficasse tão tomada pelo medo, com a mente possuída, que ela começa entender que ela merece esse tipo de punição. O sentimento é estou sendo punido por que mereço, por fazer algo que desagradou a DEUS, ou por que sou um fracasso.

Daí em diante o medo passa a ser a realidade do dia a dia da pessoa. O medo controla sua emoções, controla sua ações, o medo dita sua forma de existência, o medo dita se a pessoa se alegra ou fica triste.

a.       O medo da tristeza tira a esperança coração. A tristeza é inevitável, então por que temê-la?
b.       O medo da frustração também acaba com o desejo de viver. A frustração também é inevitável, então por que temê-la?
c.       O único caminho para superar a ansiedade, o medo, a tristeza e a frustração no momento da aflição é ter esperança em Deus.

Salmos 40:1-3 “ESPEREI com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me b dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos; E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor.[3]

----------------------------------------------------------
Ronildo da Cruz Ribeiro
IDPB Monte Horebe

Nenhum comentário:

Postar um comentário