>

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Como ser um Matador de Gigantes


Como ser um Matador de Gigantes


Texto: I Samuel 17: 32-40 
  

Introdução:

Sempre que leio esta grande passagem, lembro-me do problema de Israel com os gigantes em Números 13-14. Depois de dois anos no deserto, Israel tinha chegado às margens do rio Jordão. Deus prometeu-lhes a terra do outro lado do Jordão, mas eles pararam para enviar espiões para examinar a terra. Quando os espiões voltaram, eles relataram que a terra era uma terra boa, mas que era uma terra habitada por muitos gigantes, Num. 13:27-28. Na verdade, dez dos espias estavam absolutamente aterrorizado por causa dos gigantes que viram lá, Num. 13:33. Calebe e Josué, que tinham visto os mesmos gigantes, tentou seu melhor para levar as pessoas a confiar no Senhor, entrar em Canaã e reivindicar a terra, mas o povo ouviu o relatório da maioria e se recusou a lutar contra seus gigantes. Como resultado, todos eles foram condenados a 38 anos de deserto. Eles vagaram pelo deserto até que a geração incrédula tivesse morta.
38 anos depois, eles chegam novamente no rio Jordão. Moisés fala ao povo que se preparem para entrar em Canaã. Como ele faz, dizendo ao povo que eles terão de enfrentar gigantes do outro lado do Jordão, Deuteronômio 9:1-2. Preste atenção; Israel fugiu dos gigantes 38 anos antes, muitos ainda eram crianças, 38 anos depois, os gigantes ainda estavam lá e tiveram que ser enfrentados.
Estou falando hoje para um grupo de pessoas esta noite que estão enfrentando alguns gigantes. Como eu sei? Todos nós enfrentamos gigantes. Eu tenho alguns gigantes para enfrentar! A questão é esta: você pode não querer enfrentar seus gigantes. Você pode querer correr deles com medo. Você pode querer evitá-los, na esperança de que eles simplesmente desapareçam. Você precisa saber que seus gigantes não irão embora. Eles devem ser enfrentados e podem ser derrotados.
Esta passagem apresenta Davi como um jovem cheio de fé no Senhor. Davi era um jovem que não tinha medo de enfrentar os gigantes da vida, porque ele cria na vitória no nome do Senhor. David era um matador de gigante e você precisa saber que, você também pode ser!
Qual gigante que você está enfrentando esta noite, independentemente da sua natureza, pode ser destruído e pode ser derrotado. Este texto nos dá instruções preciosas de como isso pode ser realizado. Deixe-me compartilhar com você três passos simples que são absolutamente necessários, para ser um matador de gigantes.
  

I. Você tem que lutar pelos motivos certos

O pai de Davi, Jesse tinha enviado Davi para levar alguns suprimentos para três dos irmãos de Davi, que estavam lutando no exército de Saul, v. 12-13, 17-18. Quando Davi chega no campo de batalha, ele encontra Saul e os exércitos de Israel encolhido de medo por causa dos insultos e ameaças de um gigante chamado Golias, v. 1-11.
Parece que Israel e os filisteus estavam realizando um ritual antigo. Cada exército iria produzir um campeão; esses campeões lutariam até a morte, o lado que vencesse a batalha iria reivindicar a vitória sobre o inimigo. O perdedor da batalha se tornaria escravos do vencedor.
Claro, que o campeão escolhido pelos filisteus não era um soldado comum! Na verdade, o status dele são bastante impressionantes. Ele tinha seis côvados e um palmo de altura! Ele usava um armadura que, pesava 5 mil siclos de bronze. Ele carregava uma lança que pesava mais de 32 quilos. Este monstro estava coberto de bronze, da cabeça aos pés. Ele era um oponente formidável, sua derrota parecia impossível!
Durante 40 manhãs e tardes, este gigante tinha insultado o exército de Israel desafiando alguém que lutasse contra ele. Durante 40 manhãs e tardes os israelitas tinham escutado os desafios e afrontas e tinham recuado para as suas tendas com medo.
No entanto, este dia seria diferente! Golias e seus desafios eram vistos e ouvidos por um jovem chamado Davi. A fé de Davi e a sua confiança no Senhor; fez com que ele aceitasse o desafio e se oferecesse para lutar contra o gigante Golias.

A. Quando Davi se ofereceu para lutar contra o gigante, seus motivos foram questionados.

Algumas pessoas pensaram que Davi estava motivado pelo retorno financeiro oferecido ao homem que matasse Golias, v. 25-27, 30. Seu irmão Eliabe, falando com ciúmes, tentou acusar Davi de promover a si mesmo, v. 28. Eliabe, e os outros irmãos de Davi, sabiam que Davi tinha sido ungido por Samuel. Eles pensaram que Davi estava tentando promover seu nome em Israel.

B. Quais foram os motivos de Davi?

Talvez Davi viu a oferta de Saul, v. 25, como um trampolim para chegar ao trono de Israel. Mal sabia ele que muitos quilômetros e muitas tentativas estaria entre ele e o rei antes de se tornar o rei de Israel.
Quando eu li este texto, me convenci de que o coração de Davi estava motivado por duas coisas. Eu não acho que foi o dinheiro, a fama ou o poder. Eu acho que ele foi motivado por duas coisas:
1. A glória de Deus – v. 26, 29, 36 - Golias estava zombando do Deus de Israel e Davi não suportava aquele insulto!
2. Por seu papel como o rei recém-ungido - 1 Sam. 16:1-12 - Assim como Davi havia protegido as ovelhas dos ataques do leão e do urso, v. 34-36, ele protegeria Israel, do ataque de Golias.
C. Quando você vê os gigantes que você está enfrentando em sua vida, faça a si mesmo esta pergunta: Por que quero este gigante derrotado? Qual é o meu motivo para querer matar este gigante? Para ter uma vida mais fácil? Ser exaltado pelos outros? Para me sentir melhor? Por quê? Eu digo a você que só existem dois motivos certos para querer ver seus gigantes derrotados:
1. Um desejo para a glória de Deus - 1 Coríntios 10:31 - Este deveria ser o único motivo para tudo na vida! Tudo o que fazemos deve ser passado através do filtro da glória de Deus!
2. Um desejo para o plano de Deus ser cumprido em sua vida - Rom. 8:28; 2 Coríntios. 4:17 - Faz parte do plano de Deus para você enfrentar seus gigantes, ou os gigantes não estaria lá. Pode ser parte do plano de Deus para você derrotar seu gigante. Também pode ser o plano de Deus para você que você vive com o seu gigante. Você está disposto a aceitar o plano de Deus para tua vida, independentemente do que é?

D. Gostaria de apresentar a vocês esta noite que um dos principais motivos que Deus usou para derrotar Golias, Davi teve os motivos certos para querer aquele gigante derrotado, morto!

Saiba que, uma das razões pelas quais você e eu não vemos nossos gigantes caírem, como gostaríamos, é porque nós estamos muitas vezes orando e lutando por motivos errados, Tiago 4:1-3. 
 

II. Você tem que usar os métodos certos

 

A. Quando o plano de Davi para matar o gigante chegou aos ouvidos do rei Saul, ele se juntou ao coro dos pessimistas, dizendo a Davi que ele não poderia vencer o gigante, v. 33.

Então, sabendo Saul que Davi estava determinado a enfrentar o gigante, Saul tentou vestir Davi com sua armadura, v. 38. Davi, no entanto, rejeitou a armadura de Saul porque ela não tinha sido provada em sua vida.
Davi estava determinado que ele iria para a batalha com as coisas que sempre funcionaram com ele no passado. Davi sabia que o mesmo Deus que sempre esteve com ele no passado, era o Deus que estaria com ele no presente, v. 34-36.

B. Davi não sabia muita coisa sobre escudos, lanças e espadas.

Ele não foi treinado em exércitos, armaduras e tiro com arco. No entanto, Davi conhecia Deus! Ele sabia que Deus havia lhe dado sempre a vitória, no passado, e ele sabia que Deus não muda. Hebreus 13:8. 
Davi sabia que Deus era maior que qualquer gigante. Ele também sabia que Deus tinha um plano para sua vida e que o plano não incluía morrer nas mãos de Golias. Assim, que quando Davi saiu para lutar, ele levou apenas aquelas coisas que tinham sido úteis para ele no passado: ele pegou seu cajado, sua funda, cinco pedras lisas, e o nome soberano de Deus, v. 40.
(Nota: Por que Davi leva cinco pedras, quando ele só precisava de uma? Aqui estão algumas teorias que têm sido apresentadas.
1. Cinco na Bíblia é o número de graça, e Davi precisou de graça para derrotar Golias. Bem, ele precisou de graça, mas eu não acredito que Davi sabia alguma coisa sobre numerologia Bíblica!
2. Golias tinha quatro filhos, 2 Sam. 21:19-22, e Davi queria estar pronto no caso de eles aparecerem. Bem, o gigante tinha quatro filhos, mas Davi não sabia disso na ocasião.
3. A razão mais provável é que Davi queria ter certeza de que ele poderia terminar o trabalho. Ele também pode ter pensado que se o gigante não caísse na primeira pedrada ele tinha reserva. Então, ele queria ter certeza de que ele estava pronto para concluir a tarefa. Seus gigantes e os meus podem não cair no primeiro tiro! Mas, se você vai para a batalha totalmente equipado no poder de Deus, e você continuar atirando, o gigante acabará caindo aos seus pés! 

C. Você pode tentar qualquer método, para derrotar os gigantes em sua vida.

Você pode participar de seminários de batalha espiritual. Você pode ler os livros mais recentes sobre como vencer gigantes. Você pode fazer a oração de Jabez. Você pode lutar por uma vida com propósitos. Mas, quando tudo for feito, Tudo se resume a uma verdade simples e básica: “o justo viverá pela fé”, Hab. 2:4; Rom. 1:17; Gal. 3:11, Hebreus 10:38. 

D. Se você quiser ver os gigantes de sua vida morto, deitado a seus pés, então você precisa conhecer estes fatos:


1. Deus é maior que seus gigantes - Mateus 28:18; Efésios 3:20.
2. O Deus que agiu no passado, ainda é o mesmo. Malaquias. 3:6.
3. Você não precisa de novos métodos para derrotar seus gigantes. Use as armas testadas e comprovada armas como a oração, a fé e da Palavra de Deus que continua tendo efeito hoje, Efésios 6:12-18.
a. Comunique-se com o céu sobre o seu gigante. A oração é a arma secreta do crente. (Comunicação sempre foram um problema em campos de batalha, que o problema foi resolvido no campo de batalha espiritual. Os santos de Deus podem estar em contato constante com o trono da graça.)
b. Enfrente seu gigante com a Palavra de Deus - Hb. 4:12. Este foi o método de Jesus - Mat. 4:1-11 
c. Enfrente seu gigante com fé, sabendo que Deus sempre dá a vitória, 1 Coríntios. 15:57. Ele quer dar-lhe a vitória sobre o que você enfrenta, ou ele irá dar-lhe a vitória em que você enfrenta, 2 Coríntios. 12:9.
4. Deus não te salvou para deixá-lo cair nas mãos do gigante - Fp. 1:6. Deus não está interessado na sua derrota. Ele está interessado em sua vitória!
5. Gigantes são colocados em nossas vidas para nos fazer crescer no Senhor - Num. 14:9.

III. Você tem que esperar os milagres certos


A. Davi desceu naquele vale em uma situação impossível.

A vitória dele foi posta em dúvida por alguns, v. 28, 33. Ele foi ridicularizado pelo gigante, v. 42-44. No entanto, a sua fé permitiu realizar tudo o que o medo impediu Saul e os outros realizarem!
(Nota: Observe o contraste entre os discursos de Golias e Davi, v. 43-47. Davi declarou a vitória e a glória de Deus antes mesmo da batalha iniciar! Essa é a essência da fé! Ela permitirá que você faça o seu discurso de vitória antes mesmo de lutar a batalha!)

B. Davi enfrentou o gigante no campo de batalha e ganhou a vitória sobre ele!

A fé aceitou o desafio naquele dia. A fé ficou com Deus e com o que sempre funcionou na vida de Davi. A fé entrou naquele vale, a fé que enfrentou o gigante; a fé arremessou a pedra, a fé fez cair o gigante no chão e recebeu a vitória! Nunca subestime o poder da fé em suas batalhas!
(Nota: Você sabia que Golias não morreu no versículo 49? Ele também não morreu no versículo 51! Golias morreu no versículo 26. Davi cavou sua sepultura, no versículo 29. Ele deu o elogio no versículo 36. Davi fez o culto fúnebre e sepultou o gigante Golias nos versículos 45-47. O que Davi fez nos versos 49 e 51 foi ficar de pé junto ao túmulo, colocar algumas flores sobre a lápide e dizer "eu avisei!")

C. Amigo, você pode não ver seus gigantes caírem no instante em que você exercer a fé em Deus.

Não deixe a visão roubar a sua esperança! Você não pode sempre acreditar no que os olhos da carne vêem! Mas, você sempre pode acreditar no que os olhos da fé vêem. Pode parecer que você está desarmado, em menor número e em uma situação impossível. Parecia impossível para Davi. Parecia impossível para a Sadraque, Mesaque e Abednego. Parecia impossível para Daniel. Parecia impossível para os Discípulos no barco. Parecia que era impossível para Jesus na cruz. Gostaria apenas de lembrar que servimos a um Deus que se especializou em fazer o impossível, Lucas 1:37!
(Nota: Olhe atentamente para o verso 51. Vou lhe fazer uma pergunta agora. É uma questão tão simples e tão fácil que eu estou até com vergonha de perguntar. Mas aqui vai: No versículo 51, o gigante ainda está lá? Claro que sim! Só que agora, ele tem quase três metros de comprimento e não três de altura! Você pode vencer um gigante como aquele! Você vai ver, a fé vai tirar o que está sobre sua cabeça e irá colocá-lo sob seus pés!)
  

Conclusão:

Que tipo de gigante que você está olhando esta noite? Você tem medo de que ele não possa ser derrotado? Bem, pode! Se for o gigante do pecado, ou de alguma dificuldade na vida, ele pode ser derrotado pelo poder de Deus. Eu desafio você a colocar esse gigante aos pés de Jesus, esta noite, examinar seus motivos para querer ele derrotado; abrace o método de Deus para derrotar o gigante, e enfrente-o na fé! Ele lhe dará a vitória.
Eu quero que você observe comigo que Davi tinha mantido um troféu mental das suas vitórias passadas, v. 34-36. Quando ele foi enfrentar Golias, ele acessou os troféus mentais e usou-os como um lembrete do que Deus tinha feito por ele em confrontos passado, Deus poderia fazer na situação presente. Depois que derrotou Golias, ele levou mais três troféus para lembrá-lo ainda mais, no futuro, que Deus é um Deus que dá vitórias, v. 54. Toda manhã, quando Davi acordava, ele podia ver a armadura de Golias e era um lembrete de que não importa o que ele enfrentou naquele dia, Deus foi maior, e foi capaz de dar a vitória!
Como você enfrenta os gigantes, olhe para trás sobre sua vida. Lembre-se daqueles momentos em que Deus movia montanhas? Lembra quando Ele fez o impossível naquela época? Amigo, ele ainda pode fazer isso agora. Ele lhe dará o milagre que você precisa! 



Pr. Aldenir Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário